sábado, 2 de julho de 2011

Cadê o carro movido a ar comprimido?

http://lauropadilha.blogspot.com/2011/07/cade-o-carro-movido-ar-comprimido.html

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Esse invento já existe há um bom tempo, pelo menos desde de 2003 o carro movido a ar-comprimido é uma realidade, mas Guy Nègre começou a trabalhar nele nos primórdios de 1993.

Diferente de um motor elétrico, do qual um dos maiores problemas é o tempo de abastecimento, o motor de Ar-comprimido pode ser abastecido no mesmo tempo em que se prepara um miojo com o custo de menos de R$ 4,00 para percorrer entre 200/300km. Mas e se não tiver um posto por perto? não tem problemas, como alternativa, o carro tem um pequeno compressor a bordo que permite recarregar entre 3 e 4 horas conectado a rede elétrica.

Devido a ausência de combustão e resíduos, a troca de óleo (1 litro de óleo vegetal) ocorre a cada 50.000km.

A temperatura do ar purificado que sai do escape está entre 0ºC e – 30ºC. Permitindo assim a utilização para o próprio ar condicionado do carro.

Antes de me aprofundar, gostaria que você vissem essa pequena matéria do Discovery Channel, e fiquem impressionados com essa tecnologia promissora:

Obs: caso não queiram assistir, podem continuar lendo o post, que logo em seguida eu dou um resuminho sobre as vantagens dele.



Legal né? aposto que você ficou louco para ter uma belezinha dessas em casa. Bye, bye gasolina e viva o motor MDI.

Também diferente do motor elétrico, motores de ar-comprimido tem uma vida útil muito maior, e não irão poluir o ambiente como as baterias fazem quando descartadas, e podem até serem reciclados.

Lindo, maravilhoso…mas cadê ele nas ruas?

A previsão de comercialização estava programada para 2010, ou seja, esse ano, porém acho difícil ver um carrinho desses na mão de um consumidor comum até o final de 2012 (e olhe lá ), talvez seja mais fácil ele ter um destino parecido com o que ele teve na frança; virar táxi, ou outro meio de transporte urbano:



Ele também pode ter seu uso muito propagado para uso fechado em empresas de transporte de cargas pequenas e médias, como demonstrado no segundo vídeo.

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Mas e o resto da população? como fica?

Não fica.

Irei fazer um pequeno copi-cola de uma linda notícia publicada no blog Notícias Automotivasem 31/03/2007:

"A Tata Motors e a MDI, empresa que detém a tecnologia do motor de ar comprimido, criado pelo engenheiro francês Guy Négre, chegaram a um acordo. A Tata dará apoio para desenvolvimentos futuros e aprimoramento da tecnologia, e suas utilidades alternativas, além do licenciamento exclusivo para a Tata, na India. A MDI por sua vez, acaba de lançar o projeto: OneCAT. Um veículo urbano 100% a ar comprimido, de baixo custo. Essa tecnologia foi oferecida aqui no Brasil, e pode ser conferida através do site em português: www.motormdi.com."

Infelizmente o site brasileiro Motor MDI esta morto, sumiu de uma hora para outra sem mais nem menos, e a Tata nunca mais se pronunciou sobre o desenvolvimento do  seu carro movido a ar, a primeira e a ultima vez que comentaram sobre foi em 2007 e pode ser conferido aqui.

É triste né? Claro que a culpa não é da MDI, o senhor Guy Négre esta louco para ver seu carro circulando por aí e com certeza esta fazendo de tudo para ter seu sonho realizado, mas existe um problema de força maior chamado grandes montadoras e empresa petroliferas. É dificil competir com um mercado que devora qualquer possível ameaça ao seu mercado avassalador, talvez algumas pessoas não saibam, mas o carro elétrico nunca vingou por que foi imposto uma série de obstáculos por parte das montadoras e industrias petroliferas para evitar seu progresso, inclusive existe um documentário muito bom chamado “quem matou o carro elétrico?” que aborda justamente esse tema.

Será que o carro a ar-comprimido terá o mesmo fim?

Acho que não, no caso do carro elétrico a desculpa era sua falta de potência (o motor MDI tem força), seu problema com abastecimento e recarga demorada (praticamente daria para recarregar em qualquer posto um carro a ar), e devido suas sua baterias cheias de compostos químicos e o tempo que levava para carregar seu potêncial de ser ecológico tinha sido colocado em cheque (o motor de ar-comprimido precisa de muita energia para poder carregar por completo e mesmo se a energia for proveniente de uma usina termoelétrica a poluição gerada é compensada, já que o mesmo também filtra o ar).

Então não tem desculpa para eles fazerem o mesmo que fizeram com o carro elétrico, mas vão fazer o maximo para adiar a fabricação em massa dele.

O outro problema é justamente esse, não se sabe até quando eles vão ficar empurrando o carro a ar-comprimido para a beirada, talvez a www.motormdi.com tenha sumido do mapa justamente por não aguentar a pressão, assim como a www.theaircar.com também sumiu do mapa, mas a MDI continua firme e forte na luta, e espero que continue com essa garra até que esse carro seja uma realidade para todos.

Outras alternativas:

Não sei se é possível, mas espero que tenha um engenheiro de plantão nos comentários para responder minha dúvida “seria possível adaptar um carro comum para rodar com um motor de ar-comprimido?”

Se desse seria uma maravilha né? ninguém iria precisar esperar até lá sabe quando pelo lançamento do carro ar-comprimido e a natureza e seus pulmões iriam agradecer.

vejam esse cara que com jeitinho Brasileiro fez um motor caseiro de ar-comprimido:



Talvez não seja uma realidade tão distante, adaptar carros para rodar com um motor caseiro de ar-comprimido, enfim, lanço o desafio.

BONUS:

AIRPOD da MDI na neve:


 


Airpod em mônaco:


como funciona o motor de ar-comprimido

Site mortos:

www.patentesonline.com.br/motor-com-uma-camara-ativa-de-mono-e-ou-bi-energia-com-ar-comprimido-e-ou-ciclo-de-39858.html

www.theaircar.com

www.motormdi.com

Fontes:

MDI, Engine Air, Mídia Independente, Inovação Tecnológica, Agrineg, Green Auto Blog,Car Sale

http://acidulante.com.br/tecnologia/cade-o-carro-movido-a-ar-comprimido/

Um comentário:

  1. O problema é que estes motores "a Ar" não se provaram até hoje. Esse francês mesmo promete desde antes de 2000 esse carro, e não consegue provar de jeito algum os números (realmente não fazem sentido). Acho que ele achou um nicho de mercado em palestras, parcerias não-cumpridas e coisas assim... vive disso. O site é praticamente o mesmo desde sempre, não muda nada. A Tata Motors ameaçou uma parceria mas pulou fora qdo. nada se cumpria (nem autonomia, nem eficiencia, nada) tanto que ela até removeu toda referêcia dela com esse cara. E esse frances não é louco de deixar uma revista especializada por exemplo pegar um carro pra testar... jamais... no máximo deixa dar uma voltinha no pátio planinho dela com esse carrinho de 350kg (como fez a 4rodas em 2008)... mas não deixa avaliar não... e não tem teste na rua com o carro que vá alem de 7km (eles mesmo testando e outro carro acompanhando)... Bobagem. Pense assim, o ar comprimido tem 1/3 da eficiência da energia elétrica pura... então pq cargas dagua seria mais eficiente ligar o carro na tomada pra encher um tanque de ar ??? Pensem, pesquisem... estudem... mas reparem que não há nenhuma novidade nas declarações e notícias desta tecnologia... nenhuma. A única coisa que esse cara inventou foi a tal Biela-Articulada... e só.

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