segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Biotecnologia, uma ferramenta para combater a fome

Uma em cada sete pessoas no mundo se encontra em condições de fome extrema

Atualmente, uma em cada sete pessoas no mundo se encontra em condições de fome extrema, o que leva ao desafio de aumentar a produção de alimentos e a oferecer melhores condições de renda para a população menos favorecida. 

Neste cenário, os benefícios da  biotecnologia agrícola podem contribuir muito, considerando que as atividades agrícolas são responsáveis por 50% da riqueza gerada pelas nações emfomeextrema desenvolvimento.

Esta foi a abordagem do vice-diretor de pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Andrea Soninno, em seu discurso no VII Encontro Internacional de Biotecnologia, realizado nessa cidade de Guadalajara, com a participação de representantes dos países que integram a Fundação RedBio.

Soninno ressaltou que as modalidades da biotecnologia podem aumentar a produção e a qualidade dos alimentos, bem como promover a utilização sustentável do ambiente. Exemplificou o caso da geração de plantas resistentes a pragas, o que traz uma economia significativa pela redução do uso de agroquímicos e, assim, beneficia também o meio ambiente.

Ele também se referiu ao avanço que a biotecnologia apresenta pela oferta de novas vacinas que trazem vantagens significativas para a saúde e para a produtividade do gado. Dessa forma, salientou as vantagens de técnicas de reprodução baseadas em biotecnologia para um melhor manejo das espécies animais, desde as que são menos sofisticadas, como a inseminação artificial, até a tecnologia mais complexa, como a fertilização in vitro.

Soninno observou que apesar do avanço da industrialização no mundo, a agricultura ainda representa 30% do Produto Interno Bruto (PIB) da economia internacional e, no caso dos paísesagua pobres, representa 50% das fontes de emprego.

Apesar de a biotecnologia ter sido uma das áreas mais dinâmicas no avanço do conhecimento humano nas últimas décadas, o vice-diretor da FAO destacou que as aplicações da engenharia genética e da genômica têm muito a contribuir para os desafios que atualmente vive a humanidade, como em relação às mudanças climáticas e seus impactos sobre as diversas áreas da atividade humana.

SAIBA MAIS

Existem atualmente 500 milhões de áreas de exploração agropecuária (sejam elas pequenas ou grandes propriedades pecuárias ou agrícolas) distribuídas em 80% dos países em desenvolvimento, que devem ser o foco da atenção por parte de seus habitantes e de seus governos para que tenham parâmetros adequados em seu desenvolvimento produtivo e em respeito ao meio ambiente.

Fonte: Informador.com.mx - Guadalajara, Jalisco


.

FAO Lança Capacitação em Biossegurança, Experiências e Perspectivas

Uma revisão da experiência acumulada pelos projetos de capacitação da FAO sobre biotecnologia agrícola e biossegurança

O livro de A. Sensi, K. Ghosh, M. Takeuchi e A. Sonnino é o resultado de um exame minucioso das atividades da FAO relacionadas ao aumento de capacidades em biossegurança, e que apresenta um panorama geral dos 26 projetos desenvolvidos pela FAO para este fim desde 2002.

fao

Download

Fonte: FAO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

HORAS NO MUNDO